churrascos na panela de pressão

Para os amantes de churrascos, há formas de fazer comidas do tipo sem utilizar uma churrasqueira, sabia? Existem diversas receitas de churrascos na panela de pressão, por exemplo, que fornecem ótimos resultados gastronômicos.

Por isso mesmo, esse texto tem o objetivo de mostrar a você algumas das mais deliciosas receitas de churrascos que é possível fazer utilizando as famosas panelas de pressão.

O sabor, mesmo que não seja o mesmo de um churrasco no carvão, por exemplo, é sem dúvida nenhuma inigualável e por isso apaixona tantas pessoas.

Para quem não tem uma churrasqueira em casa, essa é uma excelente forma de resolver o problema fazendo um churrasco de primeira.

Vamos conhecer então as 4 melhores receitas de churrascos na panela de pressão para fazer nas reuniões de famílias e de amigos.

1- Churrasco com costela e linguiça

Churrasco com costela e linguiça

A primeira receita de churrasco na panela de pressão utiliza dois ingredientes comuns em qualquer churrasco tradicional: costela e linguiça.

Para fazer essa receita, você precisa de 1 kg de costela (com pouca gordura), 1 kg de linguiça (de preferência toscana e bem temperada) e 2 cebolas grandes (branca).

O primeiro passo é cortar a costela em vários pedaços e colocar na panela de pressão, com a parte do osso virada para baixo.

Coloque uma das cebolas cortadas e a linguiça (furada) por cima da costela, e por último coloque a outra cebola (também cortada).

Tampe a panela e após começar a pressão, abaixe o fogo e conte 50 minutos exatos para a carne não passar do ponto.

Pronto, seu churrasco de costela e linguiça na panela de pressão está pronto e basta servi-lo com os acompanhamentos desejados.

Além da farofa e do vinagre, você também pode fazer purê de batata, baião de dois, arroz branco e feijão verde, por exemplo, sendo essas ótimas opções para acompanhar sua receita de churrasco na panela de pressão.

Uma outra opção é servir apenas a carne, sem acompanhamentos, como muitos adoram!

2- Churrascos com picanha e linguiça

Churrascos com picanha

A picanha e a linguiça também são uma combinação frequente em qualquer churrasco, por isso entra aqui nas receitas de churrascos na panela de pressão.

Para fazer esse churrasco, você irá precisar de 1 kg de picanha e 5 linguiças (do tipo toscana, a melhor para churrascos), além de sal groso para temperar a carne.

Tempere a carne e a linguiça com o sal grosso e coloque na panela de pressão, tampando e esperando ela começar a apitar.

Após o apito, você deve contar 20 minutos exatos (em fogo baixo) e sua carne e linguiça de churrasco já estarão prontas para serem servidas com os acompanhamentos, como farofa e vinagre.

Caso você não deseje utilizar a picanha, ainda mais quando o preço da carne está muito alto, não há nenhum problema.

Dicas de substituição desse corte de carne são: alcatra, maminha, fraldinha ou contra filé.

Todos são cortes extremamente saborosos e muito indicados para churrasco, portanto, irão manter a essência da sua preparação.

3- Churrasco de contra filé e batata

Churrasco de contra filé e batata

Uma outra carne bastante famosa nos churrascos é o contra filé, e nessa receita de churrasco na panela de pressão ela é feita juntamente com batatas (inglesa).

Para isso, você precisará de 1 kg de contra filé, 4 batatas médias e ervas frescas para temperar a carne, tais como tomilho e alecrim.

Coloque a carne na panela de pressão e ligue em fogo baixo, contando 20 minutos após pegar a pressão.

Acrescente a batata junto com a carne e deixe por mais 10 minutos após a pressão e a carne estará pronta.

Uma técnica excelente para deixar a carne com o sabor clássico do carvão é colocar o carvão dentro do papel alumínio, bem embrulhado e fechado, e colocar no fundo da panela.

Por cima você irá colocar a carne que irá assar e o gosto defumado irá tomar conta do seu churrasco.

4- Churrasco na pressão com maminha e porco

Churrasco na pressão com maminha e porco

Aqui você vai utilizar dois tipos de carne que também são sucesso em qualquer churrasco: a maminha e o porco, que pode ser o lombo ou as costelas, como preferir.

Tenha, para essa receita de churrasco na panela de pressão, uma peça de maminha, de preferência de 1 kg, e ½ de carne de porco (lombo ou costelas, como você preferir).

Para deixar o churrasco mais saboroso, você também pode utilizar esses ingredientes:

Você deve ter também, para trazer o sabor defumado à carne, uma quantidade de carvão que seja suficiente para cobrir o fundo da panela (e papel alumínio para enrolar o carvão e deixá-lo bem fechado).

Coloque o carvão enrolado no fundo da panela de pressão, corte a peça da maminha ao meio, deixando o pedaço da ponta reservado e corte maior utilize para fazer pequenos pedaços para colocar em um espeto.

Tempero a carne com sal grosso! Corte todos os outros ingredientes (exceto a linguiça) em tamanhos que sejam suficientes para colocar nos espetos, temperando os ao seu gosto.