carne para churrasco

Quando se fala sobre fazer reuniões entre amigos e familiares, não há como não pensar em churrasco, e um dos pontos mais importantes é saber tudo a respeito de carne para churrascos.

Afinal, esse ingrediente é a estrela principal de qualquer churrasco, exceto, é claro, se ele for vegetariano.

Por isso mesmo, aqui nós iremos falar sobre tudo o que você precisa saber sobre carne para churrasco.

Vamos lá!

Como temperar carne para churrasco?

Como temperar carne para churrasco

A primeira coisa que você precisa saber a respeito da carne para churrasco é sobre como temperá-la, pois é necessário deixar esse alimento bastante apetitoso antes mesmo de levar à churrasqueira.

A forma mais popular de temperar carne para fazer assada em um churrasco é utilizando sal grosso, colocando nela antes de levar para a grelha da churrasqueira.

Entretanto, também já há muitas pessoas que preferem utilizar o sal de parilla, que é um pouco mais fino do que o sal grosso tradicional utilizado em churrascos.

Para quem não tem esse ingrediente em casa, uma dica é fazer ele em casa triturando o sal grosso no liquidificador.

Se a sua opção para temperar carne para churrasco for o sal de parilla, lembre-se de colocá-lo apenas a carne estar pronta, pois usando-o antes você correrá o risco de deixar carne menos suculenta, já que ele ocasiona a perda de água.

Outras dicas para temperar essa carne e ir além do sal (não importa o tipo) é usar temperos como:

Como calcular carne para churrasco? Truques e Dicas

Como calcular carne para churrasco

Um dos grandes problemas da maior parte dos churrascos é que as pessoas não sabem calcular a quantidade média ideal de carne.

Isso faz com que você tenha ou pouca carne para churrasco, faltando para os convidados, ou carne em excesso, o que não é um problema, já que é possível guardar para um próximo churrasco (desde que não seja utilizada).

Por conta disso, aqui vão algumas dicas importantes para que você possa calcular e comprar a quantidade certa de carne para o seu churrasco.

De forma geral, 300 a 400 gramas de carne por pessoa são mais do que suficientes, contando não só a carne bovina, mas também frango e linguiça, que sempre estão presentes nos churrascos.

As pessoas costumam fazer uma média de 500 gramas para cada convidado homem, 300 gramas para cada convidada mulher e 150 gramas para cada convidado que seja criança (levando em conta uma reunião de 4 horas).

Um truque para fazer essa medida de gramas para as carnes é colocar porcentagens para cada tipo de comida. Mas como assim?

Vamos pegar o exemplo de um convidado homem que vai comer 500 gramas de carne. Para calcular, você usa a seguinte medida: 60% de carne bovina, 25% de linguiças e 15% de frango.

No caso, se você calcular uma média de 400 gramas de carne por pessoa, em um churrasco para 10 pessoas, ou seja, 4 kg de carne, a quantidade de cada uma seria:

Como cortar carne para churrasco?

Como cortar carne para churrasco

Muitas pessoas ainda não sabem disso, mas saber cortar a carne para churrasco irá fazer uma grande diferença na hora de servi-la aos convidados.

Mesmo que você tenha a melhor peça de carne e tempere do melhor jeito, cortando-a errada você corre o risco de colocar seu churrasco por água abaixo.

Ainda há quem acredite que a forma certa de cortar a carne é seguindo as linhas formadas pelas fibras da carne.

Entretanto, você deve sempre fazer exatamente o contrário, ou seja, cortar no sentido contrário das fibras, mantendo a lâmina da faca num ângulo de 90º graus (em relação às fibras).

Cortando a carne para churrasco dessa forma, você irá conseguir benefícios como:

Por isso é que é importante você saber identificar as fibras na peça da carne, já que cada peça tem a posição das fibras diferente.

Como amaciar carne para churrasco em casa?

melhor carne para churrasco

Uma outra dúvida muito comum é sobre como amaciar a sua carne para churrasco em casa, deixando-a com a maior maciez possível.

Existem diversas dicas que podem lhe ajudar a deixar a carne que irá utilizar no seu churrasco mais macia, independente de qual seja a peça usada.

A principal dica é deixar a carne marinando, pois você vai conseguir deixá-la bastante macia para a hora do seu churrasco.

Mas é para deixá-la marinando em que? Há algumas opções de ingredientes dentro dos quais você pode colocar a carne, como:

Qual é a melhor carne para churrascos?

No momento de planejar o seu churrasco, você pode escolher apenas um corte de carne ou vários (quando trata-se de bovina), além também de misturar com outros tipos, como linguiça e frango.

Você pode optar pelos cortes clássicos, como maminha, fraldinha e, é claro, a picanha, que é a mais amada de todos.

Há também outras ótimas opções, como cupim, contra-filé e alcatra, que dão ótimos churrascos.

Você pode colocar ainda na lista costela de porco, coxa e sobrecoxa de frango e as linguiças toscana, e assim terá um churrasco diversificado e completo.

Churrasco para 30 pessoas, quantos quilos de carne preciso?

Churrasco para 30 pessoas

Como foi explicado anteriormente, você deve fazer um cálculo estimado de 400 gramas de carne por pessoa (lembrando sempre que o churrasco ainda conta com os acompanhamentos, como pão de alho, farofa, arroz ou baião, entre outros).

Com essa quantidade específica, você já conseguirá montar um churrasco excelente para seus convidados.

Em um churrasco com 30 pessoas, quantos quilos de carne são necessários?

Levando em conta o cálculo de 400 gramas por pessoa, um churrasco com 30 deve ter 12 kg de carne para satisfazer a todos.

Se você considerar aquelas medidas que trouxemos para cada tipo de carne, isso daria:

Com essas quantidades, não vai faltar nem sobrar carne para churrasco, e todos irão apreciar bastante!