Receitas de churrasco na brasa

Quem não ama churrasco no carvão ou na lenha? Com certeza essa é uma das melhores opções para se assar alimentos e aqui trouxemos algumas receitas de churrasco na brasa.

Com essas receitas, você poderá fazer carnes de todos os tipos (bovina, frango, linguiça, carneiro, etc.) e ainda vegetais, tudo na brasa e com um excelente sabor.

Quer saber quais são as melhores receitas para você fazer um excelente churrasco na brasa?

Acompanhe então esse texto até o final!

1- Lombo assado na brasa

Lombo assado na brasa

Essa é uma excelente receita de churrasco na brasa, utilizado lombo assado em camadas com molho barbecue, que fica uma delícia.

Para isso, você vai precisar de bacon (em fatias), 3,5 kg de lombo de porco fatiado, sal, pimenta, cominho, páprica, cebolas, tomates e molho barbecue.

Você irá fazer esse churrasco na brasa de uma forma diferente, utilizando uma panela de ferro.

Para isso, deverá colocar as fatias de bacon no fundo e nas paredes da panela escolhida.

Depois, misture todos os temperos (sal, pimenta, cominho e páprica) em uma tigela e use uma colher para misturar todos.

Corte as cebolas e os tomates fatiados, deixando-os ligeiramente mais grossos, para serem utilizados.

Para temperar o lombo de porco, passe as fatias da carne nos temperos misturados, e deixe-as prontas para serem utilizadas.

Você irá preparar, agora, as camadas da carne na panela, utilizando a seguinte ordem (sobre o bacon): carne, cebola e tomates uma em cima da outra.

Espalhe o barbecue por cima das camadas e coloque a panela de ferro sobre a churrasqueira, assim que o carvão estiver bem quente.

Coloque uma tampa e deixe no fogo por duas horas e meia.

2- Espetos de carnes e verduras

Espetos de carnes e verduras
Melhores carnes para fazer espetinhos de churrasco

Uma outra excelente dica de receitas de churrasco na brasa é fazer espetos que misturem carnes e verduras.

Isso porque os espetos, principalmente os espetinhos, tornaram-se uma verdadeira paixão nacional e, por isso, valem muito a pena em um churrasco, até porque servem porções individuais.

Compre 500 gramas de carne para churrasco e pique-as para colocá-las nos espetos pequenos, temperando-a com páprica, sal e pimenta.

Corte pimentões (vermelhos, amarelos e verdes), abacaxi, queijo (do tipo halloumi) e salsicha branca.

Vá colocando todos os ingredientes no espeto, alternando-os, por exemplo, carne, pimentão, abacaxi, carne, queijo e salsicha branca.

Com os espetos montados, coloque-os para assar por 20 minutos na brasa e veja como o resultado será uma delícia.

3- Milho enrolado em bacon

Milho enrolado em bacon

Aqui não damos apenas dicas de churrasco na brasa com carnes, mas também utilizando alimentos de origem vegetal, como é o caso do milho.

Milho assado, todo mundo concorda, é uma delícia, mas ele fica ainda melhor se você o fizer enrolado em bacon.

Para isso, você vai precisar dos seguintes ingredientes: sete tiras de bacon, uma espiga de milho previamente cozida, duas fatias de queijo e duas colheres de molho Teriaky.

Coloque cinco das tiras de bacon lado a lado, no sentido de comprimento, deixando elas, apenas de leve, umas por cima das outras.

Depois, coloque as duas tiras restantes sobre elas, na posição horizontal, já perto da última parte inferior.

Agora, adicione duas fatias de queijo nessa “cruz” de bacon que você formou, coloque o milho por cima do queijo e enrole-o apenas no queijo, e deixe as duas tiradas de bacon na camada de baixo.

Após isso, é só enrolar a “cruz” de bacon nas extremidades da espiga do milho e depois enrolar ele na primeira camada de bacon existente.

Para dar um sabor a mais, pincele o bacon com o molho Teriaky, e deixe a mistura completa assando por, pelo menos 30 minutos.

Fique virando o milho de lado para permitir que ele venha a assar igualmente.

4- Costela de porco na brasa

Costela de porco na brasa

Fazer uma costela na brasa é uma das melhores receitas de churrasco na brasa que eu conheço, disso não há nenhuma dúvida.

Para fazer essa receita, você precisará de: 1 kg de costela de porco, suco de um limão, cominho, coentro, orégano, sal, pimenta do reino, vinagre de maçã e azeite de oliva.

Para preparar a receita, você vai precisar pegar a costelinha e temperar com o suco de limão, o vinagre de maçã, o sal, a pimenta do reino, o cominho, o azeite, o orégano e o coentro.

Deixe a costela marinar no tempero feito durante uma hora e depois você deve assá-la na churrasqueira por um período de 2 horas, sempre virando para assar de modo uniforme dos dois lados e pincelando com manteiga ou azeite.

Depois desse período, basta tirar a costela do fogo e cortá-la para que possa ser servida para comer sozinha, ou ainda com outros acompanhamentos, como molho de coentro, barbecue e farofa.

5- Churrasco de entrecôte

Os ingredientes para fazer essa receita de churrasco na brasa são bem simples: basta 1 kg de entrecôte e sal grosso para temperá-lo.

Antes de qualquer coisa, se você não conhece, o entrecôte trata-se de um corte nobre do contra filé, sendo muito macia e suculenta, por isso mesmo é tão requisitada em churrascos por todo o país.

Você deve cortar o entrecôte (ou bife ancho, como também é conhecido) em fatias que tenham, pelo menos, três dedos de grossura, que é o tamanho certo de cada peça para assar e ficar suculenta, sem perder gordura e ficar seca.

Tempere cada fatia cortada da carne com sal grosso, dos dois lados, para que ele possa penetrar na carne e salga-la como deve.

Depois, basta colocar a carne na churrasqueira a brasa e deixar dourando de cada um dos lados, sempre virando para que você não perca a suculência dessa excelente carne.

Jamais utilize um garfo para pegar a carne, pois se você furá-la, todo o suco vai sair e você irá perder o pedaço.

Com os pedaços prontos, basta então apenas servir a carne e saborear essa carne maravilhosa, sozinha ou com acompanhamentos, como é o caso da famosa farofa.