churrasco grego

Uma comida que é bastante tradicional no Brasil, mais especificamente em São Paulo é o churrasquinho grego, e pensando nisso, nós resolvemos falar aqui sobre receitas de churrasco grego que você pode fazer em casa.

Há quem ache que fazer esse tipo de carne de churrasco é difícil, mas engana-se, pois existem receitas diversas e muito fáceis entre as quais você pode escolher para preparar.

Aqui iremos mostrar algumas das que fazem mais sucesso entre as pessoas de uma forma geral, portanto, não perca essa oportunidade de aprender muitas receitas deliciosas de churrasco grego para reproduzir em sua casa.

Vamos lá!

1- Churrasco grego com contra filé e coxão mole

Churrasco grego com contra filé e coxão mole

A primeira receita de churrasco grego é a que leva contra filé e coxão mole para o preparo, e você vai se apaixonar por ela.

Para a receita, você vai precisar de 500 gramas de contra filé (cortadas em fatias bem fininhas) e 500 gramas de coxão mole (também cortadas em fatias muito finas), totalizando assim 1 kg de carne.

Além disso, você ainda precisará de 4 cenouras, 4 cebolas, vinho tinto e algumas ervas bem misturadas (como sálvia e alecrim), e também sal a gosto.

Utilize os temperos nas carnes e intercale-as, ou seja, misture as fatias do contra filé e do coxão mole, colocando também no meio fatias de cenoura e de cebola.

Para garantir que a carne vai manter a forma tradicional de churrasco grego, enfie palitos de churrasco na mistura e amarre ela utilizando um barbante de algodão.

Em uma chapa, você deve grelhar todos os lados do churrasco grego por pelo menos 15 minutos e depois embrulhar em papel alumínio, molhá-lo com vinho tinto e levar ao forno, em fogo médio, por 30 minutos.

Depois de desembrulhar do papel alumínio, grelhe novamente a carne por 15 minutos antes de servi-la.

2- Churrasco grego com três sabores

Churrasco grego com três sabores

Nessa receita de churrasco grego, você irá utilizar três sabores, o que significa usar três tipos diferentes de carnes: frango, bovina e suína.

Você vai precisar, nessa receita, de: 900 gramas de fraldinha (bovina), 900 gramas de sobrecoxa de frango (sem pele e sem osso) e 900 gramas de lombo suíno (cortado em fatias finas).

Para temperar, você vai utilizar sal, páprica, pimenta do reino, cominho, pimenta chili, alho triturado, e suco de limão.

Além disso, a receita ainda leva: uma cebola grande fatiada, duas cebolas grandes cortadas no meio, três pimentões (um de cada cor – vermelho, verde e amarelo) fatiados e azeite de oliva.

Para preparar a receita de churrasco grego, siga as etapas:

Pronto, seu churrasco grego com três sabores está pronto para ser servido!

3- Churrasquinho grego diversificado

Churrasquinho grego diversificado

A receita de churrasco grego a ser mostrada agora leva: fraldinha (1,2 kg) e filé de coxa de frango (600 gramas), além de bacon (300 gramas).

Ela ainda conta com diversos ingredientes, como pimentões das três cores fatiados, chimichurri, azeite, tomate e limões.

Corte as carnes (fraldinha, coxa e bacon) e os pimentões todos do mesmo tamanho.

Em um recipiente separado, coloque limões (suco espremido), chimichurri, azeite, sal e água, e misture tudo muito bem.

Coloque a fraldinha, a coxa e os pimentões dentro da marinada e deixe descansar por 15 minutos.

Passado o tempo, coloque as carnes, os pimentões e o bacon em um espeto, colocando-o na churrasqueira a uma altura de 40 centímetros e com fogo brando, deixando no fogo por 30 minutos, aproximadamente.

Assim, que o churrasco grego estiver pronto, fatie-o no espeto e coloque os pedaços fatiados em um pão (pode ser o francês) para montar um belo lanche.

Algumas pessoas preferem comer a carne direto, sem o pão, então essa também é uma alternativa.

4- Churrasco grego com champignon

Churrasco grego com champignon

Uma última dica de churrasco grego é utilizando o champignon como acompanhamento da carne, que pode ser a fraldinha ou o contra filé.

Nessa receita de churrasco grego, você deve utilizar 1 kg de carne e 400 gramas de champignon, aqueles redondinhos em cima e que tem a base mais fina.

Você também tem a opção de fatiar a cebola para dar um gosto a mais, similar ao caramelizado, quando utiliza esse ingrediente.

Fatia a carne e deixe os champignons inteiros, e depois espete os em espetos (palitos de churrascos) e amarre-os utilizando barbante de algodão (similar ao que foi visto na primeira receita, para manter o formato.

Grelhe os dois lados do grande espeto rapidamente e depois leve-o para a churrasqueira, deixando por volta de 30 minutos em fogo médio (também pode ser feito no forno, caso você não tenha churrasqueira).

Depois de retirar da churrasqueira, dê mais duas grelhadas em cada lado antes de servir, podendo ser comida fatiando os pedaços em um prato ou ainda, como muitos preferem no Brasil, colocando no pão, em formato de sanduíche. Seja como for e qual for a receita escolhida, o fato é que você vai ter um excelente prato para saborear com o churrasco grego!

Mais receitas de churrascos